terça-feira, 7 de julho de 2009

Morrer ou viver?


A intençao de escrever aqui uma pequena reflexao sobre a morte me foi inspirada pelos momentos atuais onde acumulam-se assuntos e eventos ligados à esse tema, como os acidentes de aviao recentes e a morte de Michael Jackson.

Todos sabemos que é um assunto que sempre atraiu a atençao dos homens sendo a maior causa de medo nas pessoas, os medos mais profundos e mais ancetrais. Vendo toda a multidao comentando, impressionados com a morte, temos a impressao que as pessoas pensam que isso é algo que nao acontecera com elas, mas com os outros, os que nao tiveram muita sorte para escapar dela. O que é compreenssivel pois temos tendencia à esconder os nossos medos, à nao enfrenta-los, à tentar acreditar que isso nao è envisajavel, por mais que a razao saiba que é a nossa realidade.

E as pessoas estao vivas e querem saber se existe vida apos a morte, e que tal perguntar se existe vida apos o nascimento ? Inverter a pergunta muda tudo, e refletir profundamente sobre essa pergunta pode mudar a nossa vida.

A morte é muito triste, mas mais triste ainda é morrer sem nunca ter vivido. Sem nunca ter aprendido a desfrutar a vida em toda a sua plenitude, em toda a sua beleza e toda a sua imensidao. Aprender a amar-se e a ser doce consigo mesmo. Se voce se pergunta mas como fazer isso, voce ja deu o primeiro passo. Procure, investigue. Conheça a realidade à partir da observaçao e da atençao. Tome conciencia sozinho do seu ser, de quem voce é.

Conhecer-se intimamente, sem julgamentos e sem as etiquetas que a sociedade nos da, sem reprimir o que é ruim e destacar o que é bom. Observar a nossa propria historia, a forma da construçao da nossa personalidade, de nossos medos e angustias. Para dar lugar ao seu potencial criativo, à beleza unica e exclusiva de seu ser e conhecer a verdadeira felicidade .

Isso significa sair da escuridao em que estamos imergidos, através da sua propria chama, intriseca ao seu ser.

Acredite, se voce mesmo nao acender essa chama, ninguém vai faze-lo, todos querem impedi-lo, incluindo a sociedade e a igreja. E à partir dai … nascer, « re-nascer », ressuscitar (a menssagem de Jesus ?), VIVER, com V maiusculo, e nao o caminhar para o fim, mas fazer de cada minuto um novo re-começo.

"Nos somos como nozes, nos devemos ser quebrados para sermos descobertos." Khlil Gibran


Cristina

Nenhum comentário: