segunda-feira, 6 de julho de 2009

Caminhadas e montanhas


Trekking Vanoise.


Vista do Mont Blanc du Tacul.

Voltamos recentemente de férias na montanha. Foram duas semanas entre Pralognan e Chamonix.

Na primeira semana fizemos um trekking da volta dos Glaciers da Vanoise, foram 4 dias de caminhada em autonomia total. Apesar da autonomia nao conseguimos acampar em cada etapa porque é proibido. Entao acampamos uma vez e as outras dormimos em refugios de montanha.

As paisagens sao lindas! Voces podem conferir nas fotos no link:

Fotos Cris férias nos Alpes

Mas foi duro!! Caminhar com mochila pesada, as reviravoltas do tempo, pegamos frio, vento glacial, ou sol muito forte!

Em seguida fomos para Chaminix-Mont Blanc, para mim foi muito especial visitar o cenario de tantas aventuras que li nas historias de montanhistas como Maurice Herzog , Gaston Rébuffat ou nos romances de Frison Roche ... Um lugar mitico.

Nao esperava que fosse uma cidade tao aristrocrata, esperava um ambiente mais descontraido, mas é cheio de turistas ricos, de boutiques caras e de gente rica que esta longe de estarem la para escalar montanhas com as proprias pernas... Mas os montanhistas estavam também aos montes. E uma cidade bem cosmopolita.

Entre uns passeios por perto como ir visitar o Mer de Glace, passamos a fronteira da Suiça para subir um outro glacier, o Galcier do Trient. Foram mais dois dias de caminhada e uma noite no refugio, com o objetivo de se aclimatar para a subida do Mont Blanc. Um dos lugares mais bonitos que ja vi!

E finalmente, a subida do Mont Blanc! Contratamos um guia que nos propos a subida em um dia pela via do Cosmiques. Eu falei que nao caminhava rapido mas ele inssistiu e disse que somos esportivos. No fim entendemos que ele nao tinha outra opçao, pois nao estava livre para faze-lo em dois dias... e para nao perder os clientes ele insistiu... Bom, tudo isso para explicar que nao conseguimos chegar ao cume do Mont Blanc... :op

Partimos de manha cedo pelo teleférico, sendo que o primeiro teleferico começa às 7:10, começamos a descer a Aiguille du Midi à 7:45 e atacamos a subida do Mont Blanc du Tacul. O guia impôs um ritmo de caminhada d'enfer, o que fez que chegasse no cume com muitas dores nas pernas... La no alto vi o Maldito, o "Mont Maudit", digo. Ainda mais assustador que o Tacul. O Tacul tem 500m de desnivel, o Maudit deve ser por ai, mas é mais ingrime... O Mont Blanc encontra-se ainda depois do Maudit.

Como estava previsto que o tempo ia se degradar no começo da tarde, nao tivemos mesmo muita escolha à nao ser dar meia volta. Fomos ao cume do Tacul (4.280m) e começamos à descer, e depois subir a Aiguille du Midi para tomar o teleférico. A previsao da méteo nao estava errada, às 14h começaram as tempestades... Bref, tant mieux estar em segurança e com vida. Para comemorar o sucesso da subida do Mont Blanc du Tacul, fomos comer uma raclette em Chamonix! Apesar das piadas, foi um belo passeio, e a vista do cume é maravilhosa!

Na proxima vez, se ela existir, iremos pela via do Gouter que é menos ingrime, fazendo em dois dias para poder caminhar num ritmo tranquilo e ter tempo de sobra para ir e voltar sem pegar as tempestades do fim da tarde.

O balanço final é que depois de uma viagem dessas a gente se sente "lavado", renovado, como uma folha em branco... Fisicamente exaurido, mas a cabeça zero bala ;o)

Abraços da Cris

Nenhum comentário: