quinta-feira, 27 de setembro de 2007

1 ano de França!!!












um ano

Hoje em dia

Vou estrear as minhas primeiras linhas nesse blog aproveitando o assunto do aniversario de 1 ano na França!!!!

exatamente 1 ano atrás, chegava aqui, em Montpellier, com duas malas bem pesadas, sendo que me desfiz de quase todas as minhas coisas que não vieram! Afinal estava chegando para ficar por quatro anos!! O que é "uma vida"!!!

Deixava o Brasil controlando a tristeza de me afastar das pessoas queridas, da família e dos amigos, mas sabendo que tinha fechado um ciclo do que vivi no Brasil, em Brasília. Os meus pais ja estao acostumados com a filha aventureira que vive arrumando encrenca mundo afora! Infelizmente ainda os ajudo a embranquecer os cabelos! Os -650m de profundidade descidos no abismo que o diga!!

Não sabia muito o que me esperava, mas estava empolgada e curiosa com as mudanças. Em meio aos milhares de papéis que devia providenciar, e que os franceses adoram, encontrar um lugar para morar e pensar em deixa-lo habitável, os novos amigos, os problemas de comunicação e as dificuldades com o idioma, o frio que começava a chegar...

Estar sozinho no contexto de Montpellier é menos dolorido. Pois no vemos nos outros, nos vários jovens, estudantes, pesquisadores, franceses ou estrangeiros, que estão aqui por motivos semelhantes, seguindo suas carreiras e buscando preparo profissional. Muitos com os mesmos tipos de problemas, sejam limitações financeiras, longe da família, abertos para novas amizades. São pessoas jovens ou jovens de espíritos, coloridas, diferentes, as meninas cheias de acessórios e maquiagem, não querem ser iguais e não tem medo de serem julgados pela ousadia do visual. Acabamos também ficando mais relaxados aqui, após sair de um pais onde a ditadura da beleza criada pela televisão faz verdadeiras prisioneiras da aparência.

Mas enfim, nem tudo são flores, como nos disseram quando chegamos aqui, os primeiros 3 meses são de lua-de-mel, depois vem a realidade! Como não somos turistas, o encanto vai-se uma hora, e temos que encarar a vida real, pois não é o nosso pais, estamos longe das pessoas que nos amam, e o inverno, uma hora o bicho pega!!!

E foi nesse momento que veio talvez o melhor beneficio de uma experiência dessas: o crescimento! Não tem outra, não adianta chorar porque a mamãe ta longe e não vai ouvir!!! Ai vem a lição de aprender a estar bem com você mesmo, faça chuva ou faça sol e aprender que a vida é feita de saborear os momentos que temos! E desfrutar de tudo que ela nos oferece! é por isso que conclui que ser feliz é uma escolha.

E quando isso acontece, nos damos conta da quantidade de coisas boas e ficamos cada vez mais contentes e começamos a irradiar isso! E ai as pessoas vem, aos montes! Pois todos querem compartilhar o que é bom!

Bom, um ano de França, e afinal, e a tese? ça va!!! A tese esta indo bem, obrigada! apesar de que às vezes não sei se sou engenheira/hidróloga ou escritora de ficção cientifica em francês (a tese). O trabalho so vai aumentado, assim como a pressão, e a coisa vai ficar cada vez mais apertada! Mas essa é a idéia, infelizmente, pois uma tese não fica pronta assim tão facilmente sem umas gotas de suor e sangue.

Bom, vou encerrando, já escrevi muitas besteiras.

Depois escrevo mais!

Bisous

5 comentários:

Unknown disse...

Muito legal o que escreveste ...
grosses bises

Caiol disse...

Ei Cris!!! Ainda bem que tenho vc aqui... Nem tive tanto pepino na minha chegada! Graças a vc!

Estou com medo do inverno... Até lá preciso arrumar companhia! haahahahahahah

Beso, querida

Vovó nas Zeuropa! disse...

Cris!
Que coisa boa! Adorei! Também acredito que a vida é repleta de possibilitades e quem escolhe o caminho somos nohs mesmos. A partir dai nos tranformanmos em imãs, atraindo tudo aquilo que estah em sintonia com a nossa vibração!

Estou curtindo o norte da França, é tudo bem diferente! Mas trago belos souvenirs de Montpellier, surtout dos amigos que fiz por lah.
Beijo bem grande

Anônimo disse...

Cris!!!! Muito bom ler essas linhas e ver que minha amiga querida, que já passou tantas barras por aqui, está crescendo como profissional e, principalmente, como pessoa. Você sabe como eu prezo nossa amizade e qunto é importante pra mim te ver bem. Muita saudade de você! Beijo. Alê

Anônimo disse...

Não me surpreende seu sucesso aqui. Ele ia contecer em qualquer lugar. Você é guerreira minha amiga, e se em algum momento você duvidou disso, acho que agora ficou provada a sua força. Continue assim e acredite cada vez mais em você. grande beijo

Jussanã