domingo, 28 de outubro de 2007

As maravilhas esculpidas pela natureza na gruta L’aven Noir









Volto à escrever sobre mais uma jornada subterrânea nessa terras distantes do território francês !!! Dessa vez foi uma aventura mais contemplativa do que esportiva ! A gruta L’aven Noir (gruta negra), à uma hora e meia de carro de Montpellier, é considerada uma das mais belas grutas francesas e uma das dez grutas mais ornamentadas no mundo. Foi mais uma boa ocasião, pois a sua visitação é super controlada, cheia de critérios, para garantir a sua preservação.

O calcário dessa gruta é muito rico em minerais argilosos e tem a sua coloração em tons de ocre e muita, mas muita presença de espeleotemas de aragonita e gipsita, além da calcita, é claro. Nao entendo do assunto, mas deve haver alguma relação entre a forte presença de argila na rocha matriz e a forte presença de cristais de aragonita.

Bom, uma breve explicação, a aragonita tem a mesma constituição da calcita, mas a sua cristalização é diferente, eles tem a característica de serem formações extremamente finas, delicadas e de um branco com uma pureza absolutamente extraordinária !!! Vejam as fotos !

Bom, para chegar à essas maravilhas da natureza tem-se que pagar o preço, como toda gruta que fui aqui na França, muitos desníveis… A temperatura e a umidade da gruta são agradáveis, devia fazer 13°C, e não tem agua la dentro, nem cachoeiras, nem rios. Vimos alguns depósitos de agua nos travertinos e foi tudo ! A gruta tem no total, 20 km de rede de condutos, onde desce perto de 200 metros e sobe perto de 400, no total. Nos descemos um primeiro trecho de –60, outro de –20, e uma sequência de –30 ou 40, depois começamos a subir … Subimos vários trechos que no total deve ser perto de 150m. No ultimo trecho de subida chegamos à uns cabos e à uma porta de ferro fechada à chave, pois a entrada na gruta é proibida sem a autorização do proprietario e a presença de um espeleólogo, que é a pessoa que descobriu essa gruta à 9 anos atrás. Todas as visitas são realizadas com ele, após agendamento prévio. Ele disse que tem reservas feitas até 2009.

Entre todas as maravilhas que existem para serem vistas la dentro, é esse espeleólogo que escolhe o que ele vai mostrar e para quem. Vimos coisas maravilhosas mas sabemos que existem lugares nessa gruta que ele mostra para poucos e lugares que ele não mostra para ninguém. E bastante questionada a forma de « gestão » dessa gruta. Mas pelo menos assim tem-se mantido preservados os lugares de uma sensibilidade altíssima, cuja visitação descontrolada teria colocado em risco a preservação do lugar.

Após todos os sobes e desces, chegamos no local onde se guardam verdadeiras jóias da natureza. A delicadeza dos salões exigem que as botas sejam lavadas antes de entrar, onde uma pequena « piscina » foi construída para esse fim, os limites de caminhada são demarcados e os salões onde deve retirar os sapatos e o chão é forrado com plástico, no limite de onde podemos pisar.

Foi uma pena que não havia um bom equipamento fotográfico, tentei me virar com o que tinha, e é suficiente para dar uma ideia do que estou tentando descrever.

A visita começou à 9 :30 e chegamos aos carros na volta era 11 horas, o que fez uma boa jornada !! Mesmo sabendo que o que vimos não é nem de longe o que de mais bonito para se ver nessa gruta, fiquei estupefada, com a beleza e a energia do lugar! O que valeu todas as dores musculares e os hematomas que ganhei !!

Até a próxima

:ox

Nenhum comentário: