Feliz 2008!!!!!
Estou de volta das férias e vou tentar contar um pouco, pois foi uma longa jornada de descoberta de lugares magnificos aqui na França, e de costumes, apresentados à mim pelo meu namorado Fred!
A primeira parte da viagem foi a Normandia, mais precisamente na cidade de Caen, cidade natal do Fred, onde mora sua familia. Cidade fundada por Guillaume, o conquistador, que dominou a Inglaterra em torno de 1060 (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guilherme_I_de_Inglaterra).
Toda a regiao é repleta de vestigios desse periodo historico, o castelo construido por ele em Caen que é considerado o maior castelo em area de superficie da Europa. A tapeçaria de Bayeux, que conta a historia da tomada da Inglaterra, em um bordado de 70 m de comprimento. A tapeçaria encontra-se em exposiçao na cidade de Bayeux, perto de Caen (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tapeçaria_de_bayeux), além da Abadia dos homens, onde encontra-se a tumba de Guilherme o conquistador.
A outra parte das visistas foram relacionadas ao Dia D e ao desembarque dos aliados nas praias da normandia para o ataque surpresa contra os alemaes e a liberaçao da França da ocupaçao nazista. O que culmunou na derrota nazista e no fim da 2 guerra (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_d).
Os portos artificiais continuam la, em ruinas, com as peças de concreto, que foram feitas para durar uma unica vez, ainda encontraram-se nas praias. As praias sao maravilhosas, mas a sensaçao de estar em um local onde tanto sangue foi derramado traz uma sensaçao estranha.
O porto artificial foi construido em concreto na Inglaterra, a preparaçao desse ataque durou 2 anos e foi todo preparado em segredo absoluto. O numeros sao impressionantes, em torno de 156 mil homens desembarcaram, entre 50 000 mortos civis normandos, 20 000 mortos americanos (fotos do cemitério americano na praia de Omaha), alem dos ingleses que também participaram da operaçao.
Bref... Por isso varios monumentos historicos e casas antigas na Normandia nao existem mais, foram bastantes destruidos nos ataques aéreos realizados nessa batalha, realizados principalmente pelos EUA. Entre eles o castelo de Caen, que hoje encontra-se em ruinas.
A Normandia é conhecida pelos laticinios, o camembert, as casas tipicas em colombage (foto) e as bebidas de maça (cidre e calvados). O calvados, que é também o nome do departamento onde se situa, é uma bebida forte, envelhecida no carvalho, que é usada como digestivo, o "buraco normando" (e funciona!), entre as varias etapas das refeiçoes francesas, que sao loooongas.
Entre as visitas realizadas na Normandia, nem tudo é guerra e sangue, conheci também simpaticas cidedezinhas, como Honfleur, onde fui me encontrar com minha amiga Céline. Cidade que foi nucleo de encontro de artistas, como Bodin e que foi importante centro portuario e comercial nos séculos 17 e 18. Foi de la que partiu uma expediçao rumo ao Brasil na época do descobrimento para uma viagem exploratoria ao novo continente por Gonneville em 1503 e ao Canada em 1608, onde fundou-se la a cidade do Québec.
Bom, nesse eu fico por aqui, vou falar sobre um pouco sobre as festas e as refeiçoes francesas, os costumes... à la suite!
Bisous